Finanças

TransferWise é seguro? TransferWise é confiável? Como funciona?

Seja para uma viagem curta, intercâmbio ou até mudança de país, transferir divisas do Brasil para o exterior ou do exterior para o Brasil ficou muito mais fácil atualmente graças a serviços como o TransferWise.

No entanto, como geralmente estamos falando de transferências de centenas ou até milhares de reais, dependendo do caso, fica a dúvida: TransferWise é seguro? É confiável?

Nós do Casal Recomenda já utilizamos o serviço diversas vezes quando nos mudamos para o Canadá e confirmamos que sim, o TransferWise é seguro e funciona muito bem. Para tirar todas a suas dúvidas sobre o serviço, criamos o guia abaixo onde explicaremos passo a passo como enviar dinheiro para o exterior e economizar muito em taxas.

E o melhor, caso você ainda não tenha uma conta no TransferWise e criar uma utilizando nosso link personalizado, você receberá um desconto exclusivo através de nossa parceria com o TransferWise, economizando ainda mais nas suas transferências internacionais.

O que é o TransferWise? Como o TransferWise funciona?

O TransferWise realiza o serviço de transferências internacionais de divisas, ou seja, através dele é possível enviar dinheiro para o exterior ou trazer dinheiro do exterior para o Brasil com uma cotação muito melhor que a que você conseguirá utilizando um banco, corretora ou casa de câmbio.

Por exemplo, digamos que você fará em breve um intercâmbio para o Canadá. Obviamente, você precisará de dólares canadenses, só que ao invés e trocar seu dinheiro no Brasil através de casas de câmbio que oferecem uma cotação injusta e ainda ter a dificuldade e o risco de levar dinheiro para o exterior em espécie ou cartões pré-pagos, você pode simplesmente ir para o Canadá, abrir uma conta em um banco canadense e, em seguida, transferir o dinheiro da sua conta brasileira para sua conta canadense com uma taxa de câmbio muito melhor.

O TransferWise consegue oferecer cotações muito mais vantajosas que os concorrentes simplesmente porque, como o próprio nome da empresa já diz, a forma como realiza suas transferências é muito mais inteligente que o praticado antigamente. Ao invés de fazer uma transferência internacional, o TransferWise realiza, na verdade, duas transferências locais.

Voltando ao exemplo do Canadá, ao invés de transformar seus reais em dólares canadenses, o que o TransferWise faz é receber seus reais aqui no Brasil e guarda-los. Em seguida, eles transferem dólares canadenses que já possuem no Canadá para a conta que você indicar. Seguindo ainda neste exemplo, caso alguém faça uma transferência de dólares canadenses para reais, ele aproveita o reais que você transferiu para eles anteriormente e os utiliza. Com essa maneira inteligente de atuar, o TransferWise economiza muito em taxas e repassa parte dessa economia para seus clientes que podem tranferir dinheiro para o exterior de maneira segura e barata.

TrasferWise é seguro?

Sim. Extremamente seguro. Nós do Casal Recomenda utilizamos o serviço diversas vezes quando imigramos para o Canadá. Diversos de nossos amigos já utilizaram o serviço e sempre deu tudo certo.

Assim como qualquer empresa, é impossível agradar todo mundo. Por isso, ao fazer uma pesquisa no Google sobre o TransferWise é possível encontrar de tudo, desde opiniões positivas a reclamações sobre o TransferWise no Reclame Aqui. No entanto, se você entender os termos e condições do serviço e cumprir com as regulamentações do país do qual você está enviando dinheiro e também com as regulamentações do país para o qual você está fazendo transferência, você não terá problemas. Afinal, apesar do TransferWise oferecer um serviço muito mais simplificado, você ainda está fazendo uma transferência internacional de divisas e certos requisitos devem ser cumpridos.

Como enviar dinheiro para o exterior com o Transferwise?

O primeiro passo é direcionar-se o site do TransferWise, clicando aqui.

Na página principal do site, você poderá realizar uma simulação escolhendo o país de origem e destino:

simulação transferwiseNa simulação ao lado, é possível verificar que, em 15 de setembro de 2018, ao enviarmos R$ 1000.00 para o Canadá, receberiamos 303.23 dólares canadenses, na cotação de 3.30 reais por dólar.

Neste mesmo dia, a cotação oficial do dólar canadense está 3.20 reais por dólar, ou seja, o spread oferecido pela TransferWise é o mais baixo possível. A título de comparação, se a mesma transferência for feita pela Confidence, uma das casas de câmbio mais conhecidas no Brasil, a cotação oferecida por eles é de 3.33 reais por dólar mais IOF e taxa de serviço.

Pode parecer pouco a economia de “apenas” três centavos por cada dólar, mas, para o envio de grandes quantias, como foi o nosso caso quando nos mudamos para o Canadá e transferimos todas as nossas economias do Brasil para cá, a economia pode ser de milhares de reais.

Caso esteja satisfeito com a cotação oferecida, você deverá criar sua conta no site.

Ao finalizar seu cadastro, você deverá clicar no botão verde “Enviar Dinheiro” para realizar sua primeira transferência. Você então será direcionado para a página abaixo onde deverá indicar o país de remessa, país de destino e quantia. O site irá calcular automaticamente com base no valor de dinheiro que você enviará para o exterior qual será a quantia recebida.

transferwise

Em seguida você deverá indicar seus dados bancários no Brasil e depois os dados bancários no exterior. Vale lembrar que remessas originarias do Brasil, atualmente, só podem ser enviadas para você mesmo, ou seja, a conta destino no exterior deverá estar em seu nome.

Para fazer sua primeira remessa de dinheiro ao exterior, será necessários enviar alguns documentos para o Transferwise como comprovante de endereço, último extrato do imposto de renda e etc. Esses documentos são uma exigência do governo brasileiro e não da TransferWise, mas o processo é bem simples. Basta fazer o upload dos documentos no próprio site e geralmente no dia seguinte você já tem a resposta se foram aprovados.

Atualmente o limite mensal para transferências pelo TransferWise é de 9000 dólares mensais.

Finalizado o processo de envio e aprovação dos documentos enviados, será solicitado que você faça a transferência de dinheiro para a conta da TransferWise. Você receberá essas informações no próprio site e deverá cadastrar o TransferWise em seu internet banking e realizar um TED com o valor exato indicado por você na solicitação de remessa no site.

Após feito o TED, basta aguardar. Não é necessário enviar o comprovante de pagamento para eles. Em pouco tempo o pagamento é identificado através da conta corrente e por seu CPF. Você deverá então receber um email confirmando o recebimento do pagamento e a previsão de chegada do dinheiro na conta de destino no exterior. Em geral, o dinheiro leva de 2 a 3 dias para chegar, contando a partir da data de recebimento do pagamento.

Simples assim?

Simples assim! Para aqueles que têm dúvidas em como enviar dinheiro para o exterior, recomendamos utilizar o TransferWise não só pela praticidade oferecida, como também pelas cotações que geralmente são as melhores em comparação com os concorrentes.

Infelizmente o limite de 9000 dólares mensais não é o ideal caso você esteja se mudando para o exterior, por exemplo, mas, para a grande maioria dos casos, é suficiente.

Levar dinheiro em espécie ou em cartões pré-pagos para o exterior já é coisa do passado.