Tecnologia

Notebook Positivo é bom? Vale a pena?

Antigamente a Positivo dominava o mercado brasileir com seus notebooks baratos e computadores com configurações honestas e acessíveis. No entanto, com a chegada da Lei do bem, diversas outras marcas começaram a produzir notebooks de baixo custo, inundando o mercado de opções.

Com o passar dos anos e devido a pressão da concorrência, a empresa se modernizou e começou a colocar no mercado notebooks cada vez mais modernos, mas, mantendo a premissa de oferecer computadors com boas configurações à preços baixos.

Atualmente a empresa possui diversos modelos de notebook disponíveis para compra. Por isso, fica a dúvida:

Notebook Positivo é bom mesmo? Vale a pena?

Nós já analisamos os celulares Positivo em um post anterior e ficamos bem impressionados com a qualidade dos produtos. Será que é o mesmo com os notebooks da marca? Confira abaixo nossa resenha dos principais notebooks da empresa.

Positivo Stilo One XC3550 Intel Atom x5-Z8300 1.44 GHz 2048 MB 32 GB

Positivo Stilo OneOs notebooks da linha Stilo da Positivo chegaram recentemente no mercado causando tumulto. São notebooks extremamente finos, de configuração básica (mas honesta) e preços bem baixos. O Positivo Stilo One XC3550 é o mais barato dos modelos oferecidos nessa linha.

O Positivo Stilo One é um notebook com tela de resolução HD de 14 polegadas. Ele é bem portátil e fino (são menos de 2 centímetros de espessura) com um design bem agradável e moderno. A Positivo merece os parabéns pelo design desse notebook que ao contrário de antigamente, a marca não tenta mais copiar designs de marcas mais famosas, mas, sim, agora aposta na desenvolvimento de seus próprios designs.

A configuração do Positivo Stilo One é bem básica. O computador possui um processador Intel Atom x5 Z8300 rodando a 1.4 GHz com 2 GB de memória RAM e 32 GB de espaço de armazenamento SSD. Para tarefas básicas como navegar na internet, mexer no Word e no Excel, assistir filmes, escutar música… esse notebook funciona muito bem e sem engasgos. Mas, até pelo preço, usuários que precisam de computadores mais potentes irão se decepcionar.

O único grande defeito do Positivo Stilo XC3550 fica por conta do pouco espaço de armazenamento já que o Windows 10 Home ocupa um parte desse espaço, então, o espaço disponível para o usuário é realmente de 20 e poucos GB. Para muita gente, isso é o suficiente. Você não terá problemas se utilizar o notebook primariamente para navegar na internet e nas redes sociais, por exemplo. Com serviços disponíveis como Netflix e Youtube, ninguém mais salva muitos GBs de filmes no computador e fotos podem ser salvas em serviços na nuvem, inclusive no próprio serviço da Positivo que é gratuito por um ano na compra do notebook. Mas… 32 GB é pouco. Ainda não estamos tão bem habituados a utilizar o potencial da nuvem para conseguirmos viver bem com apenas 32 GB de armazenamento físico. Talvez 64GB fosse o ideal.

Em resumo, o Positivo Stilo One é um notebook com um ótimo design e configurações básicas que irá agradar muita gente, principalmente pelo preço baixo pelo qual o notebook é vendido. Ele frequentemente é o notebook mais barato à venda em sites de comparação de preços como BondFaro e Buscapé.

Positivo Stilo XCI3650 Intel Celeron N3010 1.04 GHz 4096 MB 500 GB

Positivo Stilo OneContinuando na linha Stilo, temos o notebook Positivo XCI3650 que é um irmão mais forte do Stilo One. Ele mantém a mesma premissa do notebook anterior, ótimo design, boa configuração e preço baixíssimo. No entanto, uma coisa que temos notado é que esse modelo possui um preço muito variável. É possível encontra-lo com certa frequência sendo vendido por menos de R$900 quando a compra vale muito a pena. No entanto, se você não comprar na hora e resolver compra-lo alguns dias depois, pode encontra-lo por até R$ 1300,00 quando já não fica tão atrativo assim.

O Positivo Stilo XCI3650 mantém o mesmo design e portabilidade do Stilo One, eles possuem praticamente a mesma carcaça com menos de 2 centímetros de espessura e a mesma tela HD de 14 polegadas.

Já na parte da configuração interna, o XCI3650 é ligeiramente melhor. O processador é um Intel Celeron N3010 de 1.04GHz que apesar de rodar em uma frequência mais baixa que o modelo Atom, é mais potente em geral, principalmente no “multitasking”. Esse modelo possui 4GB de memória RAM (também para auxiliar na hora de rodar vários programas ao mesmo tempo) e um HD de 500 GB. Na parte do HD temos uma alegria e uma tristeza. 500GB é espaço mais do que suficiente para 90% dos usuários, mas, o XCI3650 possui um disco rígido e não um SSD como o Positvo One que é mais rápido em gravação e leitura.

Outra diferença entre os dois modelos é que o XCI3650 geralmente é vendido com o sistema operacional Linux e não como o Windows 10 Home. Isso faz com que o preço final do notebook fique mais baixo, mas, a grande maioria dos usuários vai acabar trocando esse sistema operacional por alguma versão do Windows. Se você já possui uma licença dos Windows, pode instalar o sistema aqui sem dificuldades.

Vale notar que assim como o Positivo Stilo, esse modelo é tão fino que não há espaço para drives de DVD. Mas, com a velocidade da internet melhorando cada vez mais, a popularização de serviços na nuvem faz com sua falta nem seja sentida.

Positivo Stilo XCI7660 Intel Core i3-6006U 2.0 GHz 4096 MB 1024 GB

Positivo Stilo XCI7660O terceiro notebook barato Positivo da nossa lista é o modelo XCI7660, também da linha Stilo. Este é o modelo mais potente da linha e serve para quem precisa maior potência para rodar aplicativos pesados. Se você precisa de um notebook forte e quer comprar notebook positivo, esse é o modelo ideal.

O design é praticamente idêntico aos modelos anteriores, apesar de ele ser ligeiramente mais grosso (apenas 2.1 centímetros). No entanto, a belíssima tela HD de 14 polegadas é a mesma entre os três notebooks.

Já na parte da configuração, o Stilo XCI7660 têm um processador Core i3-6006U, rodando a 2.0GHz. Este é um dos melhores processadores da linha Intel Core I para notebooks, com ótimo desempenho e economia de energia. Os 4GB de memória RAM ajudam a manter o desempenho alto e a placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 520 faz com que o Positivo XCI7660 possa ser usado para jogos e edições de videos não muito pesados.

Assim como os modelos anteriores, o Positivo Stilo XCI7660 possui entrada para cartão SD, conexão HDMI, duas USB e um teclado bem confortável de se digitar.

O preço é um pouco mais salgado em comparação com os modelos anteriores, mas, ainda assim, é um ótimo negócio.

Positivo Duo ZR3630 Intel Celeron N3060 1.68 GHz 4096 MB 32 GB

Positivo DuoJá para quem deseja mobilidade e portabilidade sem gastar muito, o notebook Positivo Duo ZR3630 é uma das melhores opções disponíveis.

Esse notebook positivo tem uma tela touch de 11,6 polegadas de alta definição que pode ser dobrada 180 graus, quer dizer, o notebook pode ser convertido um Tablet para ser usado em apresentações ou simplesmente ser utilizado para consumo multimedia no sofá.

O processador é um Intel Celeron N3060 de 1.6GHz. O notebook possui ainda 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno SSD. Enquanto o processador e memória RAM dão conta do recado para atividades básicas como navegação na internet e trabalhos que não exijam muito poder de processamento, novamente temos o gargalo de apenas 32 GB de espaço em disco. Para muitos, o espaço disponível não será um problema. Para aquela parcela que acha que o espaço é pouco, é possível utilizar a entrada para cartão SD para expandir o espaço de armazenamento.

O notebook é bem portátil e fino, com dimensões de Altura 1,9 cm, Largura 29,9 cm e Profundidade 20,2 cm.

Ele acompanha uma caneta stylus que pode ser utilizada para diversas funções no Positivo Duo como para fazer anotações rápidas, desenhos e até substituir o mouse por completo.

O preço baixo, o bom desempenho para atividades leves e o fato de que esse é um notebook conversível em Tablet fazem do Positivo Duo um dos melhores notebooks disponíveis para compra da marca.

Veja também: Notebook Dell é bom mesmo?