Cozinha

A melhor lava-louças para se comprar em 2017!

Se existe uma coisa em comum que todo ser-humano odeia, é lavar louça.

Muitos de nós gostamos de cozinhar, praticamente todos nós adoramos comer coisas gostosas, mas, somente a imagem da pia lotada de louças sujas após cozinhar já é suficiente para aterrorizar nossos pensamentos e fazer-nos desistir de cozinhar. Inclusive muitos de nós preferem se render as comidas congeladas e fast-foods justamente para não ter de lidar com a louça suja.

Entretanto, existem aparelhos que foram criados para facilitar nosso dia a dia, e, esse é um aparelho que deveria ser prioridade numero dois, depois da geladeira frost free, para qualquer pessoa ou casal que esteja montando sua nova casa ou apartamento: A máquina de lavar louças!

Além de ser uma atividade nada prazerosa, lavar a louça suja consome nosso tempo (pare para pensar em quantas horas por mês você desperdiça lavando louças manualmente) e recursos naturais, como a água. Infelizmente muitos não têm o costume de economizar o máximo possível de água durante a lavagem de louça suja e com isso, milhares de litros de água potável são desperdiçados ralo abaixo.

Já as melhores máquinas lava-louças, além de economizarem seu tempo, contrariam o que muita gente pensa, pois é possível economizar muita água, utilizando uma boa máquina lava louças. Existem modelos de lava-louças, por exemplo, que utilizam apenas 7 litros de água durante um ciclo de lavagem. Poucos segundos de torneira aberta já gastam muito mais água que isso. Além disso, as lava-louças modernas são fabricadas de modo a utilizarem a menor quantidade de energia elétrica possível, de modo que é possível utilizar o eletrodoméstico diariamente sem ter aumentos consideráveis na conta de luz.

Além dessas vantagens, lavar louças utilizando um aparelho de lavar louça pode contribuir também com sua saúde. Isso porque as lava louças aquecem a água utilizada na lavagem, e, a água em alta temperatura além de ajudar na limpeza mais profunda dos utensílios e louças, ajuda na eliminação de fungos e bactérias, “esterilizando” a louça lavada.

Mitos e verdades sobre comprar máquina lava louças?

  • A máquina lava-louças desperdiça água: Mito! As máquinas lava louças, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, economiza água em relação a uma lavagem de louças na pia. As máquinas lava louças hoje em dia, são capacidade de realizar lavagens completas utilizando poucos litros de água. Em alguns modelos, o ciclo de lavagem completo é feito com menos de 10 litros de água. No entanto, 15 minutos de torneira aberta gastam mais de 240 litros de água potável.
  • A máquina de lavar louças gasta muita energia elétrica: Mito! Se você utilizar sua máquina lava louças nova de maneira eficiente, é possível lavar praticamente toda a louça do dia com apenas uma lavagem. Utilizando a máquina poucas vezes por dia, não deverá aumentar muito o seu gasto com energia elétrica. Apesar de notável, os gastos extras na conta de luz, compensam, e muito, as horas que deixarão de ser perdidas lavando louça. Além disso, o ciclo que mais gasta energia elétrica, é o de secagem. Entretanto, você pode abortar o ciclo de secagem simplesmente deixar a porta da lava louças aberta durante a noite. No dia seguinte, suas louças estarão limpas e secas.
  • O detergente da máquina de lavar louça é caro: Bom, depende. Apesar de que o detergente específico para máquinas de lavar louças é mais caro que o detergente comum, se bem utilizado, nas quantidades recomendadas pelo fabricante, um único frasco de detergente em pó poderá ser utilizado por semanas ou até um mês inteiro. O mais caro não é nem o detergente em si, mas o “líquido secante abrilhantador”. Entretanto, hoje em dia existem diversas marcas de detergente para lava louça que já possuem esse componente embutido.
  • As lava louças não lavam a louça direito: Mito! Tudo depende de seguir as instruções do fabricante corretamente e posicionar as louças dentro da máquina corretamente. As máquinas lava louças possuem hastes giratórias que esguicham água quente por todo o interior do aparelho. No entanto, ainda assim, posicionar as louças de maneira incorreta ou acumular muita louça, além da capacidade indicada pelo fabricante pode resultar em lavagens frustradas.
  • É preciso “dar uma lavadinha rápida” na louça antes de colocar na lava-louças: Outro mito! As máquinas lava louças são muito eficientes e não é necessário nenhuma pré-lavagem nas louças, passar água ou qualquer outra coisa. Todavia, é recomendável jogar no lixo restos de alimentos pois, caso fiquem por muito tempo na lava-louças podem causar mal cheiro. Para amenizar isso, as lava louças mais novas possuem um sistema de pré-lavagem como o “AquaSpray” das máquinas lava louças Brastemp onde você pode realizar um ciclo mais curto de lavagem, para quando a máquina ainda está vazia, para então poder ir acumulando louças aos poucos e então realizar um ciclo completo de lavagem quando tiver louça suja suficiente na máquina. Economizando assim, água, detergente e energia elétrica.

O que considerar antes de comprar uma lava louças?

Existem muitos aspectos que devem ser considerados se você deseja comprar uma máquina lava-louças. Os principais deles são:

  • Máquina lava louças de pia/chão ou de embutir? Existem diversos modelos de lava louças disponíveis no mercado, mas elas podem ser divididas em dois grupos, as lava-louças de pia ou chão ou lava louças de embutir. Apesar de mais caras, as lava-louças de embutir são ideais para cozinhas planejadas pois serão inseridas em um local pensado especificamente para esse fim, tem um design melhor e geralmente uma capacidade internar maior. Já as lava louças de pia ou lava louças de chão, geralmente são mais baratas, de menor capacidade, mas, podem ser movidas para outro local quando necessário ou desejado.
  • Capacidade (em serviços): A capacidade de louças que uma máquina consegue lavar é medida em serviços, sendo que cada “serviço” corresponde a quantidade de louças, talheres e copos utilizado em uma refeição. Por exemplo, um prato, copo e talheres utilizados por uma pessoa durante o jantar corresponde a um serviço. Entretanto, podemos lavar em nossas máquinas lava-louças muito mais do que apenas pratos, copos e talheres, por isso, o ideal é visitar lojas físicas e analisar os produtos pessoalmente. De nada adiantar comprar uma lava louças de 6 serviços, por exemplo, e ter de utiliza-la várias vezes ao dia para lavar toda a louça suja produzida diariamente.
  • Espaço na cozinha: Uma  coisa muito importante que praticamente todos se esquecem de planejar antes de comprar uma lava-louças nova ou mesmo uma lava-louças usada é o local onde a máquina será instalada. Uma das maiores frustrações que pode ter é a de não conseguir usar o aparelho adequadamente, seja pela falta de espaço, seja porque não há onde descartar a água suja adequadamente ou mesmo onde encaixar a mangueira de entrada de água. Por isso, antes de comprar uma máquina de lavar louças, planeje bem o local onde a mesma será instalada.

As melhores lava-louças para se comprar em 2017:

Lava-louças Brastemp Ative! BLF08 8 Serviços

Ideal para quem busca comprar sua primeira lava-louças, a Brastemp Ative! BLF08 8 Serviços tem o pacote completo: Preço acessível, capacidade intermediária, vários modos de lavagem, além de ser compacta e poder ser facilmente instalada em sua cozinha sem necessidade de adaptações.

Essa lava-louças Brastemp consegue lavar desde simples pratos até a mais sujas das panelas sem dificuldades. Com 5 ciclos de lavagem é possível escolher o modo ideal de lavagem, de acordo com ocasião. O modo rápido de lavagem é capaz de lavar copos, talheres e pratos com apenas 3 ciclos de lavagem, economizando água e energia. Já o modo lava panelas, é para aqueles momentos em que você precisa lavar a mais suja das suas louças.

Essa lava-louças atende uma família pequena (de até 4 pessoas) sem grandes dificuldades. Ocasionalmente serão necessárias mais do que uma lavagem para dar fim em toda a louça suja daquele jantar de domingo, mas na maioria das vezes ela é suficiente.

Por fim, essa lava louças barata da Brastemp (em preço, não em qualidade) possui o modo AquaSpray, que consiste em uma pequena lavagem possibilitando que você vá acumulando louças sem deixar mal cheiro no aparelho ou em sua cozinha, para que, posteriormente, com a lava louças cheia, você possa realizar um ciclo de lavagem completo. Economizando, novamente, água e luz.

Lava-louças Consul Facilite Compacta CLC06AS 6 Serviços

Essa lava louças compacta é a opção ideal para pequenas famílias, casais recém casados e até solteiros. Por ser compacta, essa lava louças barata tem o slogan perfeito: A LAVA-LOUÇAS QUE NÃO REQUER REFORMAS NEM INSTALAÇÕES!

Com capacidade de 6 serviços, essa máquina lava louças de pia pode ser facilmente instalada em sua bancada, utilizando o próprio ralo da pia para o escamento da água suja e utilizando a torneira regular para encaixe da mangueira de entrada de água. A promessa da Consul é que você precisa de apenas 10 minutos para instalar essa lava-louças. Nós, acreditamos que você não precise mais do que 5 minutos.

Apesar de compacta, você poderá lavar uma boa quantidade de louças economizando até 6 vezes menos água que lavar a louça manualmente. Além de pratos, copos e talheres, é possível lavar panelas sem grandes dificuldades na Lava-louças Consul Facilite Compacta devido a quantidade de programas de lavagem disponíveis que varia de acordo com a sujeira e tipo de louças que está sendo lavada. Existem desde modos econômicos que economizam ainda mais água e energia elétrica até o modo de lavagem pesado feito para aquelas panelas super-sujas.

Com opção disponível em Inox, essa lava louças tem um belo design e será um belo aparelho para se expor em sua cozinha. O painel é totalmente digital e de fácil operação.

O modo spray d`água serve para acumular louças sujas dentro do aparelho sem deixar mal cheiro, sendo possível juntar mais a frente as louças das refeições seguintes para realizar uma única lavagem.

Para famílias pequenas, a Lava-louças Consul Facilite Compacta é perfeita, a melhor lava-louças que se pode comprar pelo preço cobrado atualmente pelo aparelho que é extremamente convidativo. Já famílias maiores ou mesmo para aqueles casais que adoram se aventurar na cozinha, talvez uma lava louças maior seja a mais indicada, evitando a frustração de ter de realizar várias lavagens para eliminar toda a louça suja.

Lava-Louças Electrolux LI10B 10 Serviços com Painel Blue Touch

A primeira lava-louças de piso em nossa lista é a Lava-Louças Electrolux LI10B 10 Serviços. Basicamente, uma das melhores máquinas lava-louças de piso disponíveis no mercado brasileiro.

Essa é uma lava-louças mais cara que os modelos analisados anteriormente, mas seu preço não chega a ser proibitivo para muitos, e, vale cada centavo pago.

O primeiro ponto de destaque dessa lava louças é o seu design, moderno e elegante, será uma ótima adição a sua cozinha. Por ser do modelo de piso, sua instalação é um pouco mais complicada e requer planejamento, mas, o resultado final agrada. Será necessário um ponto de saída e um ponto de entrada de água exclusivos, além de uma tomada. É perfeitamente possível instalar essa máquina lava-louças de piso sozinho, não sendo necessário a contratação de um profissional especializado para a instalação, ao contrário das lava-louças de embutir, por exemplo.

Com um elegante painel Blue Touch, você terá um painel com design moderno e de fácil manuseio. Todos os modos e opções de lavagem são acessíveis com poucos toques.

Com capacidade de 10 serviços, é possível lavar uma enorme quantidade de louça suja ao mesmo tempo. Com dois andares, é possível organizar a louça de maneira a evitar lavagens mal-sucedidas. É perfeitamente possível lavar as louças de duas refeições de uma única vez, economia considerável de água e de energia elétrica. Para isso, o modo Acquajet será utilizado, pois com ele, a lava louças irá apenas enxaguar a louça, retirando o excesso de sujeira e prevenindo mal cheiro, possibilitando aguardar que mais louça seja adicionada posteriormente para uma única lavagem.

Para as lavagens regulares, são 6 programas diferentes a disposição do usuário nessa que é definitivamente a melhor lava-louças de piso. As possibilidades variam desde o modo express para lavagens rápidas para louças pouco sujas até o lava panelas, ideal para a lavagem de louças muito sujas. É possível ainda escolher a opção de higienizar as louças a uma temperatura de 70° graus, esterilizando suas louças, garantindo uma limpeza mais efetiva.

Essa lava-louças conta ainda com o “programa inteligente” que seleciona automaticamente o modo recomendado de lavagem.

O accessório para talheres removível, possibilita lavar talheres de modo eficaz nessa lava-louças, mantendo os mesmos na posição ideal para lavagem, mas, também pode ser removido quando não for necessário, abrindo espaço para outros tipos de louças.

Se você deseja comprar uma lava-louças de piso, deve considerar a Lava-Louças Electrolux LI10B 10 Serviços com Painel Blue Touch.

Lava-Louças Automática Brastemp BLF10AS com Painel Touch 10 Serviços

Se você está começando agora a montar sua cozinha e deseja ter apenas aparelhos elegantes à mostra, provavelmente a Lava-Louças Automática Brastemp BLF10AS com Painel Touch 10 Serviços é a melhor opção. Definitivamente a lava-louças mais bonita disponível hoje no mercado, esse eletrodoméstico é extremamente eficiente e com alta capacidade (10 serviços) tem tudo para deixar qualquer dono satisfeito.

Para começar, essa lava louças possui 3 andares para inserção de louças sujas, sendo que o terceiro, uma novidade exclusiva desse modelo de máquina de lavar louças, é exclusivo para talheres, deixando-os mais organizados, garantindo que todos eles saiam 100% limpos após a lavagem. Isso é uma ótima adição visto, que o cestinho de talheres, geralmente utilizados nas máquinas lava-louças as vezes não ajudam na organização dos talheres, fazendo com que vez ou outra alguns talheres não sejam bem lavados devido a sua posição.

Ainda sobre a capacidade da lava-louças, esse modelo de piso possui 10 serviços de capacidade, ou seja, é possível lavar bastante louça de uma só vez. Uma lava louças de piso 10 serviços consegue lavar as louças sujas de uma refeição completa de uma família grande, incluindo panelas e utensílios utilizados na preparação da comida. Caso a família não seja tão grande, é possível lavar as louças de duas ou mais refeições, sendo que para isso, a função Acquaspray está presente, ajudando no enxague da louça, prevenindo mal cheiro e removendo a sujeira, permitindo que louças seja acumuladas no aparelho até que esteja cheia, para então realizar uma lavagem completa. Já dissemos aqui que isso ajuda muito na economia de água e energia elétrica.

Esta lava-louças possui 6 programas de lavagem e secagem de louças, variando conforme o grau de necessidade. É possível realizar desde uma lavagem rápida para louças pouco sujas, até o lava panelas, para panelas e outras louças de lavagem mais difícil.

O preço, assim como o de qualquer eletrodoméstico premium, não é do mais baratos. Entretanto, aqueles que podem se dar o luxo de comprar lava-louças desse modelo, mesmo que parcelada (em até 12X se comprada através de nossos parceiros), com certeza terão um aparelho que facilitará muito a rotina diária e que deve durar por anos se utilizado corretamente.

Lava-Louças Electrolux LI14B 14 Serviços com Painel Blue Touch

Se você tem uma família grande ou se simplesmente adora cozinha e não quer se preocupar com a louça suja, você deveria considerar seriamente comprar a Lava-Louças Electrolux LI14B 14 Serviços com Painel Blue Touch.

Esse novo modelo de lava-louças de embutir da Electrolux tem capacidade para 14 serviços. Ela é enorme. Você poderá lavar panelas, pratos, copos e talheres nessa lava-louças de uma vez só. Obviamente, quanto menos lavagens precisar realizar, maior será sua economia com água e eletricidade.

Além de todo o espaço interno que já é maior se comparado com as lava louças que analisamos antes, você terá com essa máquina lava louças da Electrolux uma gaveta exclusiva para lavagem de talheres. Dessa maneira, os talheres ficam sempre na posição ideal, garantido que sejam 100% lavados, sem deixar qualquer sujeira.

A lava louças possui o característico painel blue touch da Electrolux onde os comandos são realizados através de modernos botões sensíveis ao toque retroiluminados com uma bela cor azul. Tudo para deixar essa lava-louças de embutir com um belíssimo aspecto de modernidade.

São 6 programas de lavagens disponíveis no eletrodoméstico o que lhe fornece opções para lavagem de acordo com a quantidade ou o tipo de louça que se deseja lavar. Existem programas rápidos para economia de água e luz e também programas de lavagem pesada, o famoso lava panelas. Nessa lava louças é possível realizar lavagens com a água em uma temperatura de até 70° garantindo não apenas uma lavagem completa, mas também a higienização de suas louças. Mais saúde para sua família.

Caso você não suje muita louça por refeição, basta ir acumulando as louças dentro do aparelho e utilizar a função acquajet para retirar o excesso de sujeira das louças e previvir mal-cheiro. Quando a capacidade da máquina se esgotar, basta realizar uma lavagem completa.

Quanto ao preço, as lava-louças de embutir geralmente possuem um preço um pouco mais salgado. Entretanto, o aspecto final da sua cozinha fica muito melhor com as lava-louças de embutir, além disso, com capacidade para 14 serviços, a economia de energia compensará pouco a pouco o gasto inicial com o aparelho.

Se você está buscando uma boa lava-louças, recomendamos que analise a compra da Lava-Louças Electrolux LI14B 14 Serviços com Painel Blue Touch.